Aqui estão algumas dicas que podem ajudar a aprofundar a sua prática pessoal.
1. Constrói a tua prática de Yôga desde o início
Começar pelo básico é fundamental. É impossível ascender a um nível avançado sem primeiro conhecer a filosofia do yôga, as técnicas de respiração e meditação, a forma correta de posicionar o corpo, etc. Resiste à tentação de forçares o limite do teu corpo e conecta-te com a estrutura do ásana no seu nível básico.
Aproveita o tempo para observares o teu corpo, a forma como o peso se distribui pelas mãos e pés. Leva consciência a todas as extremidades do teu corpo.
2. Toma o teu tempo
Cultiva e conecta a tua respiração com o ásana. Concentra-te realmente na tua respiração para que esta anteceda qualquer ásana. Se quando nascemos a primeira coisa que fazemos é respirar, então isto é verdade também para o yôga!
Então respira em primeiro lugar e, em seguida, começa a formar a tua postura, lentamente. Não tenhas pressa em alcançá-la. Lembra-te de apreciar a beleza do caminho.
3. Cria um espaço de meditação em casa
Bastam 10 minutos de meditação por dia para que o teu cérebro se transforme! Antes de te sentares em silêncio podes praticar um mantra ou uma sequência de ásanas (como a saudação ao sol por exemplo).
Podes sentar-te numa cadeira ou numa almofada de meditação e relaxar todo o teu corpo. Toma consciência da tua postura corporal e corrige-a. Relaxa os ombros e a caixa torácica e aproxima, ligeiramente, o queixo do peito. Em seguida mantém-te em silêncio… irão surgir pensamentos mas não lutes contra eles. Deixa que tal como ondas na praia, venham e desapareçam…
4. Experimenta praticar com os olhos fechados
Muitas pessoas adoram fazê-lo! Fechar os olhos faz com que possas despertar para o teu interior, aprofundando a conexão contigo mesmo e com a prática. Tenta a postura da montanha (ensinada na última newsletter) com os olhos fechados. Esta é uma óptima maneira de melhorares o teu equilíbrio.
5. Escreve sobre os teus avanços
Pegar numa caneta e escrever é algo verdadeiramente poderoso. É uma oportunidade de aprenderes sobre ti mesmo, de uma forma totalmente diferente. Anotares as tuas sensações durante a prática, a tua experiência pessoal e os teus pensamentos acerca de ti próprio são óptimas ferramentas com as quais podes ir trabalhando. Lembra-te que tomar consciência de algo é o primeiro passo para um novo caminho!