Ásana do mês – Padahastásana

padahastasana

  1. Parte da posição de pé, com as mãos nas ancas. Expira e desce o tronco à frente, num movimento desde as ancas, não da cintura. Enquanto desces, estira a parte frontal do tronco para além das virilhas e aumenta o espaço entre a púbis e o externo superior. Tal como em todas as anteflexões, a ênfase está em alongar a parte frontal do tronco, enquanto vais conquistando a posição.
  2. Se possível, com os joelhos esticados, traz as palmas das mãos ou as pontas dos dedos para o chão, ligeiramente à frente ou ao lado dos pés, ou então, traz as palmas das mãos até à parte de trás dos tornozelos. Se não for possível, cruza os antebraços e segura nos cotovelos. Pressiona firmemente os calcanhares contra o chão e direciona os ísquios ao teto. Gira as coxas ligeiramente para dentro.
  3. A cada inspiração, eleva e alonga ligeiramente a parte da frente do tronco; a cada expiração, solta um pouco mais na anteflexão. Desta forma, o tronco oscila quase impercetivelmente com a respiração. Deixa a cabeça ficar pendurada desde a base do pescoço, que se situa na parte superior das costas, entre as omoplatas.
  4. Não enroles a coluna para subir, traz as mãos de volta às ancas e reafirma o alongamento na parte frontal do tronco. Depois, pressiona o cóccix para baixo e para a pélvis, e sobe com inspiração, alongando a parte frontal do tronco.

Foco Anatómico

Coxas

Aplicações Terapêuticas

Stress

Benefícios

– Acalma a mente e ajuda a aliviar o stress e a depressão leve
– Estimula fígado e rins
– Alonga isquiotibiais, gémeos e ancas
– Fortalece coxas e joelhos
– Melhora a digestão
– Ajuda a aliviar sintomas de menopausa
– Reduz fadiga e ansiedade
– Alivia dores de cabeça e insónia
– Terapêutica para asma, hipertensão arterial, infertilidade, osteoporose e sinusite

Contraindicações

– Problemas de costas: faz esta posição com os joelhos dobrados.

Destaques

Newsletter

Temas

Facebook