Ásana do mês

Shirshasana

Janu_shirshasana_Parshwa Jánushirshásana (Parivrtta Janu Sirsasana)

1. Senta-te no chão, com o tronco vertical e as pernas afastadas. Dobra o joelho esquerdo e encaixa o calcanhar junto da virilha esquerda.

2. Expira, desce o tronco à direita e pressiona a parte de trás do ombro direito contra a parte de dentro do joelho direito. Deixa o braço direito no chão, junto à parte de dentro da perna esquerda, com a palma da mão voltada para cima. Alonga o lado direito do tronco ao longo do interior da coxa direita. Vira a palma da mão direita em direção à parte interna do pé e segura-a, polegar na parte superior do pé, dedos na planta.

3. Lembra-te, a posição é sustentado pelo osso fémur da perna esquerda. Pressiona-o firmemente para o chão, ao inspirar e estica lentamente o joelho direito. Mantém a parte de trás do ombro encostado ao joelho enquanto o esticas, verás que o tronco é empurrado para fora pelo joelho. Quando o joelho estiver esticado, torce o tronco em direção ao teto.

4. Ao inspirar, eleva o braço esquerdo para cima em direção ao teto, inclina-o ligeiramente para trás e, então, na inspiração seguinte, empurra-o para trás da orelha esquerda e segura a parte externa do pé direito. Pressiona os cotovelos à distância um do outro, utilizando-os como uma manivela para ajudar a torcer ainda mais a parte superior do tronco. Vira a cabeça para olhar para o teto.

5. Permanece na posição por um minuto. Em seguida, inspira e eleva o tronco até à posição vertical. Repete estas etapas para o outro lado, pelo mesmo período de tempo.

Foco Anatómico

– Isquiotibiais
– Rins
– Fígado
– Virilhas
– Coluna Vertebral
– Ombros
– Axilas

Indicações Terapêuticas

– Insónia
– Dor de cabeça
– Dor de costas moderada
– Fadiga
– Ansiedade

Benefícios

– Alonga a coluna, ombros e músculos isquiotibiais
– Estimula os órgãos abdominais, tais como o fígado e os rins
– Melhora a digestão
Contraindicações:
– Diarreia.

Destaques

Newsletter

Temas

Facebook