Ansiedade é algo que todos experienciamos. É uma reacção normal à vida moderna e geralmente advém de uma forma de vida agitada, repleta de preocupações sobre os eventos futuros. Para algumas pessoas esses pensamentos podem tornar-se patológicos e alterar negativamente a qualidade de vida.
Os efeitos do yôga sobre a ansiedade já foram amplamente estudados e comprovados. Aqui seguem as quatro áreas-chave do yôga que nos podem ajudar a lidar com a ansiedade.
A respiração é a melhor forma de começar, pois tem a capacidade de nos acalmar rapidamente.
Pensamentos ansiosos tendem a aumentar a nossa frequência respiratória o que, por sua vez, aumenta a ansiedade. Qualquer Pranayama ou técnica respiratória do yôga podem ajudar a diminuir a ansiedade. Aqui seguem algumas variantes:
Trata-se simplesmente de focar a atenção na respiração e no seu fluxo. O simples acto de focar a mente na respiração causa alteração no padrão das ondas cerebrais e nas reacções de stress.
Esta respiração é muito calmante para o corpo e sistema nervoso e, com a consciência da respiração acima, também ajuda a mente a desacelerar.
· Começa com a consciência da respiração simples.
· Em seguida, orienta o foco para o abdómen.
· Enquanto inspiras, sente o teu abdómen e costelas inferiores a expandirem e, ao expirar, sente-os a contraírem. O peito e os ombros devem permanecer imóveis e não deve haver nenhuma tensão. Tenta fazer a inspiração e a expiração com uma duração semelhante.
A narina esquerda relaciona-se com o hemisfério direito do cérebro e respirando através dela activamos uma energia nutritiva e calmante (através da Ida nadi).
· Senta-te com a coluna erecta e começa com a consciência da respiração simples.
· Bloqueia a narina direita com o polegar da mão direita e inspira e expira pela narina esquerda.
· Mantém o foco aqui e deixa-te relaxar mais a cada expiração.
Com a ansiedade vem a tensão e o stresse que podem acumular-se no corpo físico. O yôga ajuda-nos a libertar a tensão através da prática dos ásana e do relaxamento. Há muitas posturas que podem ajudar, mas é sobretudo a nossa forma de praticar que pode gerar maior benefício. Tenta relaxar e entrega-te ao movimento enquanto executas cada ásana e mantém a consciência da respiração para manter a mente focada. Algumas séries de Saudações ao Sol trazem também grandes benefícios.
Uma mente ansiosa é geralmente mais activa e facilmente agitada.
A Meditação ajuda-nos a desacelerar a mente o que tem um efeito calmante sobre todo o complexo mente-corpo. A prática regular ajuda-nos a ter consciência de quem somos, do lugar que ocupamos, do nosso corpo, da nossa mente e, em última instância, propicia uma expansão da nossa consciência.
O estilo de vida pode ter um papel importante na ansiedade e, obviamente, substâncias como o álcool e a cafeína podem adicionar lenha à fogueira da ansiedade.
O yôga ensina-nos a nutrir mais amor e compreensão por nós mesmos e pelo mundo que nos rodeia, encorajando-nos a respeitar e a nutrir o nosso corpo com alimentos saudáveis e nutritivos. Isto não quer dizer que precisemos seguir uma dieta vegetariana, mas comer e viver de uma forma consciente e equilibrada irá, certamente, contribuir para aliviar a ansiedade.