Yôga, literalmente, significa união. Esta deve ser uma das primeiras coisas que ouvimos na Academia quando iniciamos a nossa prática de yôga. E mesmo depois, continuamos a ser relembrados que esta união corpo-mente-espírito é a chave para uma vida plena.
Os métodos do yôga cobrem toda a nossa existência, desde o campo mais básico ao mais espiritual. Inclui todos os campos de realização pessoal e transpessoal que vão da respiração consciente, à atenção plena, à educação das emoções, à consciência corporal e colectiva, etc.
O Yôga compreende as reacções da natureza e do universo e faz-nos compreender que tais fenómenos não ocorrem somente no exterior do nosso corpo! Eles fazem parte de nós! E aqui começa a fazer sentido o “estranho” conceito de união.
Mas, de uma forma ainda mais básica: Em que nos ajuda o Yôga?
1. O yôga reduz o stress através de uma resposta de relaxamento
Isto é alcançado através da respiração consciente, prática de ásanas, técnicas de relaxamento e meditação.
Quando respiramos, ao expirarmos, enviamos uma mensagem ao nosso corpo, como se lhe disséssemos: é seguro relaxar agora… e então toda a tensão desvanece, o peso dos ombros derrete… Desta forma, o antídoto para o stress é o relaxamento que ativa a resposta do sistema nervoso parassimpático.
O mais fantástico desta prática é que não constitui um acto isolado no tempo. Tudo aquilo que aprendemos nas aulas de yôga é transportado para o nosso dia-a-dia, ajudando-nos a lidar com todas as nossas tensões diárias.
2. Cultiva o estado de atenção plena
Esta prática torna-nos mais conscientes do nosso corpo, mente e emoções. Começamos a aprender a focar a nossa atenção na respiração e a respirar correctamente, bem como a transformar os nossos padrões mentais e velhas tensões corporais.
3. O Yôga é uma prática de cura
As posturas, a respiração consciente e a visualização guiada servem como terapia para reduzir a dor física e a ansiedade emocional. O yôga reduz o stress, melhora o sono, diminui os níveis de cortisol, baixa a tensão arterial e a frequência cardíaca, entre muitos outros benefícios. Para além de tudo isto, aprendemos a ter autocontrolo e fomentamos uma maior autoestima.
À medida que a prática se desenrola, passamos para níveis crescentes de consciência onde começamos a praticar o auto-amor e a auto-aceitação.
4. O Yôga quebra com velhos padrões
A prática ajuda-nos a soltar velhos padrões mentais e comportamentais que já não nos servem e que nos causavam tensão e ansiedade. Através do yôga adquirimos uma maior disciplina e comprometemo-nos com o nosso próprio bem-estar. Soltar os velhos padrões abre um espaço para que coisas maravilhosas possam surgir na nossa vida.
5. O Yôga recorda-nos da nossa responsabilidade
Passamos da culpa para um estado mais maduro de responsabilidade consciente. Primeiro pode ser apenas responsabilidade pelo corpo físico (onde colocamos as mãos, se alinhamos a coluna ou não, se movemos a anca, etc). Neste ponto observamos os nossos pensamentos e começamos a assumir responsabilidade pelo nosso diálogo interno. No final, poderemos tomar consciência de que estamos no comando das nossas próprias escolhas.
Os benefícios do yôga vão muito mais além desta lista. Tenta descobri-los tu mesmo e recria uma vida consciente onde assumes o comando das tuas próprias escolhas!