O mantra “So Hum” não é apenas uma reflexão do som respiratório mas traz também um significado contemplativo: “Eu sou isto” (so= Eu sou e hum=isto). Neste sentido, “isto” refere-se a toda a criação, o sopro unificado. Esta meditação contemplativa é uma oportunidade de focarmos “a mente pensadora” no mistério de ser e reflectir sobre a interdependência natural de todos os fenómenos.
Encontra uma posição confortável para meditar. Coloca as palmas das tuas mãos voltadas para cima em jñána mudrá (indicador e polegar tocam-se) de forma a expandires a tua atenção, ou voltadas para baixo para acalmares a tua mente. Percorre o teu corpo e relaxa qualquer tensão. Permite que a tua coluna se erga desde a base da tua bacia. Baixa levemente o teu queixo em direção ao peito e permite que a tua cervical que estique.
Traz a tua atenção para o ritmo da respiração, sentindo a elevação e a descida de cada inalação e expiração. À medida que o foco da tua atenção assenta na respiração, começa a utilizar o mantra “so hum”. Quando inspiras, pronuncia silenciosamente “so” para ti mesmo e quando expiras, diz “hum”. Uma vez que o ritmo “so hum” esteja estabelecido, começa a contemplar o significado do mantra. Quando inspiras com o mantra “so”, diz para ti mesmo “Eu Sou”, conectando-te ao teu Eu Essencial. Contempla a fonte da tua respiração: De onde está a vir a tua respiração? Através da visualização, contempla os 5 biliões de seres humanos e incontáveis criaturas que existem na Terra, sendo alimentadas pelo mesmo ritmo respiratório.
Quando expiras com “hum”, internamente diz “Isto” ou “Tudo o que Existe”. Sente como a tua expiração te liberta para o espaço que te envolve. Visualiza a tua expiração deixando o teu corpo através das tuas narinas e depois emergindo na atmosfera, misturando-se com o infinito e com “Tudo o que Existe”. Permanece nesta contemplação até que entres, naturalmente, num estado de consciência unificada (que pode durar apenas alguns instantes, ou surgir como um estado intermitente). Se algum pensamento emergir, volta simplesmente para o mantra “so hum”.
No começo, pode ser útil estabelecer um temporizador externo para 10, 20 ou 30 minutos para que não te distraias. Quando terminares, traz as tuas mãos para a posição de prece, em prônam mudrá, e permanece alguns instantes em gratidão, reflexão ou oração, levando a energia da meditação a todos os campos da tua vida.