Oito fantásticos benefícios do yôga

O yôga faz-nos sentir claramente bem! É um sistema testado e certificado que parece possuir um número infindável de benefícios para a saúde.

Para além dos benefícios físicos (tríceps tonificados, maior flexibilidade, etc), a prática de yôga parece trazer-nos muito mais do que aquilo que possamos pensar.

1. Desintoxica

Existem turmas, um pouco por todo o planeta, focadas nesta temática (o chamado Yôga Detox), contudo poderemos receber estes benefícios em qualquer prática de yôga, devido ao aumento do fluxo sanguíneo e oxigenação. Um conjunto de ásanas pode, também, ajudar neste processo, uma vez que com certos movimentos podemos gerar uma ligeira pressão interna nos órgãos, estimulando as suas funções. A prática de pranayama antes, durante e após o ásana ajuda a aumentar o oxigénio corporal e a depurar o sangue.

2. Tornar-nos mais pacientes

Outro maravilhoso efeito lateral da prática do yôga! O yôga ensina-nos a soltar e a rendermo-nos ao momento presente. A impaciência é a necessidade de estarmos noutro lado qualquer, rapidamente, e não existe melhor forma de contrabalançar tal impaciência do que manter as posturas e focarmo-nos na respiração. Sem qualquer outro lugar para ir ou estar, vamos aumentando a quietude interior e aprendemos a sentir-nos bem onde quer que estejamos.

3. Equilibra as hormonas

O yôga é conhecido por trazer todo o sistema ao estado de equilíbrio, particularmente as glândulas endócrinas, cuja função é secretar hormonas no organismo.

Nutrimos estas glândulas de cada vez que praticamos yôga, sendo que algumas posturas têm um impacto particular nestas.

4. Aumenta a concentração

A concentração é trazer a atenção para um único foco. É muito fácil, durante o dia-a-dia, distrairmo-nos, contudo é muito mais trabalhoso concentrarmo-nos e terminarmos as nossas tarefas. Durante uma aula de yôga és encorajado a repetir as posturas, a focar na respiração, o que te traz para um único foco de atenção.

5. Ajuda a ancorar

O chakra da raíz (Muladhara) está relacionado com o nosso ancoramento, com a sensação de segurança física. Quando em pleno funcionamento, ajuda-nos a ter uma maior sensação de enraizamento e conexão com a terra.

Localizado em frente ao osso púbico, este chakra é estimulado por alguns ásanas como o ásana do guerreiro, Trikonasana, entre outros. Através da manutenção destas posturas, trabalhamos a energia a este nível e tornamo-nos mais ligados À terra, o que pode ser particularmente benéfico no trabalho ou em atividades do dia-a-dia.

6. Estimula a criatividade

O chakra sagrado (Swadisthana) é o centro da criatividade no corpo subtil. Está localizado na região púbica, por isso ásanas que activem esta área irão produzir um fluxo criativo.

Criatividade é mais do que pintar ou desenhar, é também a forma como pensamos e resolvemos problemas. Tenta algumas posturas como Paschimottanasana, Bhujangasana (cobra) e Janu Sirsasana (cabeça ao joelho) para aumentares o teu fluxo criativo.

7. Aumenta a tua autoestima

O yôga ajuda-nos a trabalhar a nossa autoestima a vários níveis. Dá-nos uma forma prática de desenvolver qualidades internas e externas como força, equilíbrio e concentração que, naturalmente, fomentam a nossa autoestima. Num nível energético, o chakra do plexo solar (Manipura) está relacionado com a nossa confiança, por isso posturas que estimulem esta área irão trabalhar esta energia.

8. Molda a intuição

A tua intuição está naturalmente certa e este aspecto da nossa mente deve ser escutado. Uma prática regular de meditação ajuda-nos a acalmar os nosso medos, fobias e ansiedades e cria um espaço de infinitas possibilidades e sabedoria onde a nossa intuição se pode manifestar.

Destaques

Newsletter

Temas

Facebook