Saudação ao Sol

saudacao ao sol

A nossa postura corporal pode ser um indicador de como nos sentimos. Sentamo-nos com as costas direitas quando estamos em alerta; deixamo-nos curvar quando estamos cansados, e assim por diante. À medida que trazemos consciência para os nossos corpos, tendemos a alterar as posturas para nos sentirmos mais confortáveis. Por sua vez quando alteramos a postura, isso resulta numa mudança espontânea no nosso nível de consciência.

Este mecanismo de feedback entre a consciência corporal e a postura é parte da prática de Yôga.

O Yôga pode revitalizar a mente e o corpo. Em geral, o Yôga inclui dois dos componentes major do equilíbrio corporal: flexibilidade e força. Se a isto adicionarmos a Saudação ao Sol, incorporamos uma terceira componente major ao equilíbrio: o condicionamento cardiovascular.

A Saudação ao Sol, conhecida em Sânscrito como Surya Namaskar (pronuncia-se Sir-yah-Namah-skar), é uma série de movimentos que fluem com a respiração. Eles ajudam-nos a fortalecer o coração, melhorar a circulação e fortalecer e flexibilizar todos os músculos corporais. A Saudação ao Sol tem sido descrita como o exercício mais completo da prática do yôga.

Mesmo que não tenhas tempo para exercitar regularmente, ao realizares a Saudação, diariamente, estarás a trazer vitalidade para o teu corpo e mente.

As doze posturas que constituem a série da saudação foram concebidas para despertar a conexão entre o sol e o nosso agni, ou fogo interno. Ao acendermos essa chama, podemos irradiar o nosso amor inato e felicidade por todo o planeta.

Ao realizarmos a série da Saudação ao Sol para celebrar o astro rei, celebramos também a vida em geral, bem como a nossa vida interior e a nossa conexão com o universo. Celebramos a vida porque as posturas da série representam a experiência plena de estar vivo, com todos os seus “altos” e “baixos”, “inícios” e “finais”. Celebramos a nossa vida interior porque, em última instância, irradiamos energia tal como o Sol e ao realizarmos as várias posturas estamos a fomentar esse estado natural.

Celebramos a conexão com o universo porque o sol é a fonte de toda a vida no planeta.

Para aumentares os teus níveis de energia, nutrires a tua conexão entre a mente-corpo-espírito e aumentares a tua chama interior, tenta realizar a seguinte série que compõe a Saudação ao Sol

… e não te esqueças:

– Pratica Yôga!

Destaques

Newsletter

Temas

Facebook